30 novembro 2009

Desejo e Reparação (Atonement, Inglaterra, 2007)


Eu sou muito impulsiva, ajo assim e esta é minha personalidade. Mais muitas vezes uma atitude ou palavra errada pode mudar toda sua vida ou de outras pessoas. Interpretar um gesto de alguém ou palavra ou forma de agir e baseada nisto tomar uma atitude, pode prejudicar uma vida inteira. Tenho este exemplo em minha família, e vejo que alguém sofrera este injustiça e mudando a vida de alguém você pode cometer o crime de não permitir que ela ou elas sejam felizes. Pensar muito bem antes de agir é o que preciso e para isso precisaria mudar toda minha personalidade. Mas, vou tentar prometo. Ontem assisti pela primeira vez “Desejo e Reparação” e ele me tomou de uma forma incrível e me fez enxergar as conseqüências de minha impulsividade. Ele não me sai da cabeça e ainda vou revelo hoje, pois sei que ainda tenho o que aprender muito com ele. Esta minha sugestão espero que gostem.

Na Inglaterra de 1935, numa rica propriedade rural, vivem a matriarca e suas duas filhas – a voluntariosa Cecilia, a mais velha, e a jovem Briony, de 13 anos. Também é o lar de Robbie Turner, filho da governanta, mas educado em Cambridge a expensas do falecido patrão. Cecília e Robbie têm uma forte conexão, sem saberem, no entanto, se são correspondidos um pelo outro. Briony é a única testemunha da atração entre os dois, e será justamente uma iniciativa dela a definir o futuro dos dois amantes.O roteiro de Christopher Hampton, baseado em livro de Ian McEwan. Dirigido por Joe Wright e no elenco principal Vanessa Redgrave, Keira Knightley, Romola Garai, James Mcavoy, Brenda Blethyn.

"Desejo e Reparação" é um filme único, pois sua história é contada fabulosamente, primeira na visão de Briony e depois como realmente aconteceu. Muito dos dramas de época britânico trata-se de uma interação entre diferentes classes sociais, O filme expande esse tema para trabalhar com uma memorável história de amor. O sucesso dessa expansão é graças o roteiro: uma nova visão sobre nossas memórias e sobre a forma como cada ponto de vista constrói uma realidade. Keira Knightley e James McAvoy atuam intensamente em cada cena, mais nenhum é capaz de ofuscar a espetacular atuação de Saoirse Ronan. A personagem sempre ver tudo como se não fosse realidade, e sim como se fosse uma das histórias que escreve, o destaque do filme realmente é ela que foi indicada, muito merecidamente, ao Oscar. Ela conquista atenção do público com seus olhares e gestos sutis. “Desejo e Reparação” é um dos melhores filmes que assisti recentemente, sensível e bem trabalhado, que não apela para fórmulas prontas, que não usa de efeitos dantescos para atrair o público ou agradar a critica. Nele o que mais interessa na história: é ela em si.


Trailer do Filme


27 novembro 2009

O Profissional (Léon - The Professional, França, 1994)

Amizade é uma coisa importante, não resta duvida, mas amigos de verdade são poucos. Por isso você só pode ter certeza se alguém é realmente seu amigo no momento que precisar dele. Se doar a alguém sem nada em troca mais raro ainda nos dias de hoje, sempre há um interesse, seja ele qual for, de uma forma ou de outra temos que pagar ou ceder. Mais em contrapartida existem pessoas no mundo que são diferentes. Se doam anonimamente e que ajudam mais do que pensam, estas pessoas são chamadas de ANJOS. E foi pensando assim que cheguei a Leon personagem de ‘O Profissional’ que é um desses anjos que se tornam protetores, e vão até o fim para ajudar, uma pessoa que não conhece. E assim sugiro hoje para vocês este filme maravilhoso, que ao mesmo tempo é violento e cheio de ternura.

Em Nova York o assassino profissional Leon (Jean Reno) não vê sentido na vida. Quando a família vizinha é morta por policiais envolvidos com drogas ele decide proteger Mathilda (Natalie Portman), uma menina de 12 anos que é a única sobrevivente da família. Ela deseja se tornar uma assassina, para poder vingar a morte do seu irmão de 4 anos. Enquanto ela cuida da casa e ensina o pistoleiro a ler e a escrever, ele lhe ensina o básico de como manejar uma arma. A direção e o roteiro de Luc Besson e no elenco Jean Reno, Gary Oldman, Natalie Portman, Danny Aiello, Peter Appel, Willi One Blood, Don Creech, Keith A. Glascoe, Randolph Scott (1), Michael Badalucco, Ellen Greene, Elizabeth Regen, Carl J. Matusovich, Frank Senger, Lucius Wyatt.

‘O Profissional’ é um filme extremamente interessante e apreciativo, são os vários pontos que o diretor consegue pegar: corrupção da polícia, os problemas de uma família desestruturada, alguns trombiques da máfia, muita violência e principalmente a relação de amizade entre uma garotinha e um matador profissional. Uma relação de carência de ambas as partes, companheirismo e o mais importante, você vê isso nos olhos dos personagens. Mas as atenções do filme ficaram voltadas para Jean Reno, o francês que se consagrou no papel de Leon. Com Natalie Portman perfeita no papel de Mathilda e não podemos deixar de elogiar o desempenho do Danny Aielo no papel do mafioso.
É preciso muita alma, muito coração, muita paixão, para se entregar a uma história do gênero com tamanha fertilidade de sentimentos e emoções que se conjugam na perfeição com todos os climas aderentes. Eu particularmente ADORO e recomendo para quem estiver a fim de ver ação contrastando com uma boa dose de amizade e ternura. “O Profissional” é sem qualquer sombra de duvida, um filme pra nunca ser esquecido. Minha sugestão de hoje. E quem tiver TV paga, passara hoje ás 22h00min no horário de Brasília no canal AXN.

Trailer:




21 novembro 2009

Julie & Julia (Julie & Julia)



Sinopse:

Meryl Streep é Julia Child e Amy Adams é Julie Powell na adaptação da escritora e diretora Nora Ephron de duas autobiografias de sucesso: Julie & Julia de Powell e My Life in France, de Julia Child com Alex Prud'homme.
Baseado em duas histórias reais, Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço estão ambas perdidas... até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.Direção de Nora Ephron e no elenco Amy Adams, Meryl Streep, Jane Lynch, Stanley Tucci, Mary Lynn Rajskub, Vanessa Ferlito, Dave Annable, Chris Messina, Lindsay Felton.

Estreia: 27 de Novembro de 2009

Curiosidades:

Especializada em comédias românticas, Nora Ephron ('Mensagem para Você') dirige 'Julie & Julia', adaptação do livro 'Julie & Julia: 365 Days, 524 Recipes, 1 Tiny Apartment Kitchen', de Julie Powell.



Trailer:





Fonte:www.cinepop.com.br

13 novembro 2009

Estéia hoje 2012 - Um dos Filme mais Esperado do Momento!


Sempre fui apaixonada por cinema catástrofe isto porque tenho sempre um sonho com ondas gigantes. Estes sonhos me acompanham a anos. As vezes penso que ainda vou morrer afogada. Um verão deste isto quase me acontece, mais tive calma suficiente para sair deste momento de total desespero!
O filme promete, não sei iria hoje mais ficou adiado para amanhã. Estou ansiosa e querendo que ele realmente cumpra toda esta expectativa que gira em torno dele. Efeitos especiais não vão faltar. Então eu sugiro hoje a todos uma estréia e um bom filmea quem for realmente hoje assisti-lo.


A cultura Maia afirma que a terra, como a gente conhece, terá um fim no ano de 2012. A teoria revela que o fim da terra começa com o alinhamento planetário e uma inversão dos pólos da Terra após um grande tsunami. Após isto o caos se instala e o planeta terra começa a se tornar inabitável.
Nunca antes na história uma data foi tão significante para tantas culturas, tantas religiões, cientistas e governos. 2012 é uma aventura épica sobre um cataclismo global que traz o fim do mundo e conta a heróica luta dos sobreviventes. Direcção de Roland Emmerich e no elenco ohn Cusack, Chiwetel Ejiofor, Danny Glover, Thandie Newton, Oliver Platt, Amanda Peet, Tom McCarthy, Chin Han, Woody Harrelson

Curiosidades:

Com previsão de lançamento para o verão de 2009, o filme foi alvo de uma "guerra de lances" de distribuidoras, que culminou com a vitória da Sony. O orçamento da superprodução gira em torno de US$ 200 milhões e as filmagens estão previstas para começar no segundo semestre deste ano.

O diretor Roland Emmerich já se firmou no gêneno apocalíptico com filmes como 'Independence Day' e 'O Dia Depois de Amanhã'.

Trailer:

05 novembro 2009

Del Toro Fala Sobre a Produção de O Hobbit


Del Toro fala bastante sobre roteiro, criaturas e processo de produção de O Hobbit

O único problema é que as filmagens ainda vão demorar uns cinco meses pra começar...



A revista Total Film publicou uma longa entrevista com Guillermo Del Toro, e lá pela metade ele dá declarações interessantes sobre O Hobbit - particularmente, sobre as criaturas do filme.

"A pré-produção nos tomou quase um ano. O que pra mim é muito longo, porque eu costumo levar um terço desse tempo para criar o design de filmes como Hellboy. E aqui temos três ou quatro vezes o número de artistas [trabalhando nos designs], em comparação com Hellboy. Produzimos centenas de desenhos, dúzias e dúzias de maquetes. Já é um épico, e vamos continuar com os designs quando a produção de fato começar", disse o diretor.

"Eu disse para a Weta [companhia que cria os efeitos e as maquiagens do filme] que deveríamos manter o DNA das criaturas da Trilogia do Anel, mas gerar tipos diferentes de criaturas. Por exemplo, na trilogia a maioria delas é desarticulada, bruta. Em O Hobbit, as criaturas falam. Smaug tem falas belíssimas, o Grande Goblin também... Então tínhamos que ter um enfoque diferente em relação ao design, porque essas criaturas não podem simplesmente ser assustadoras. Eu queria que os monstros fossem, sim, majestosos", falou.

"Acho que um dos designs dos quais mais me orgulho é Smaug. Obviamente, foi o que deu mais trabalho. Na verdade, ainda está no meio do processo. Terminamos a paleta de cor e um pouco da textura. Mas o grosso do design nos tomou um ano, por causa das características únicas do dragão", emendou.

E completa: "Bem no começo do projeto eu trouxe uma ideia forte que separaria Smaug de qualquer outro dragão visto anteriormente no cinema. O problema era implementar essa ideia, mas acho que a gente conseguiu. E temos uns caras na equipe que são maníacos por aranhas... Não posso falar muito sobre elas, mas não tem como fazer um ataque de aranhas a uma cidade sem que isso pareça filme de terror. Não dá pra uma aranha gigante envolver pessoas em casulos de forma gentil. A questão é definir o peso dessas aranhas, porque elas têm pernas bem longas. Como Shelob [a aranha de O Retorno do Rei] ficava mais perto do solo, ela se mexia quase como um tanque. Nossas aranhas precisam ser massivas mas, ao mesmo tempo, ter uma leveza".

Sobre as batalhas: "Estou empolgado para fazê-las. Mas, ao mesmo tempo, já tivemos batalhas demais na trilogia. E depois dela virou uma coisa normal ver dois exércitos de computação gráfica se atacando. A questão era achar um jeito de fazer uma batalha sem que pareça algo repetido. Eu encontrei uma solução que acredito ser boa. Fará as batalhas se destacarem. Queremos evitar coisas que fujam demais do DNA da trilogia, mas ao mesmo tempo não queremos que as pessoas fiquem com a impressão de que já viram aquilo antes. Quero que seja uma familiaridade querida, como voltar à cidade dos hobbits e matar uma saudade".

Del Toro falou também do processo de roteirização ao lado de Peter Jackson, Fran Walsh e Philippa Boyens. "A gente se encontrava diariamente às 9 da manhã e ficávamos discutindo o roteiro por horas. Daí, à tarde, eu passava para olhar os designs. A certa altura, a gente se dividia em dois times: eu passava o olho em uma parte do roteiro, eles olhavam outra parte. É bem o jeito a que estou acostumado a escrever roteiros em coautoria. E foi muito produtivo. Dava pra ter criado umas quatro versões de O Hobbit."

Sobre a estrutura: "Estamos respeitando a estrutura estabelecida por Tolkien, porque a ordem das aventuras em O Hobbit é bem conhecida há gerações. Não queremos mexer nesse tipo de coisa, mas vamos integrar as idas e vindas de Gandalf, porque no livro ele some com frequência. Ao contrário do livro, no filme vamos ver onde ele vai e o que acontece com ele".

Sobre a relação dele com Jackson, que apenas produz O Hobbit: "Por enquanto não tivemos nenhuma encruzilhada. Nós debatemos e cada um ganha em diferentes estágios. Até agora Peter tem sido o produtor perfeito. Dois cineastas já produziram filmes meus até hoje, ele e Pedro Almodóvar, e ambos entendem que o produtor não é o diretor do filme. O produtor é o produtor. Se acontece uma emergência ou algo sai errado, ele é o cara que entra com uma opinião forte. Mas quando tudo vai bem, dentro do cronograma, isso não se faz necessário".

Sobre as cores: "Acho que O Hobbit é um pouco mais colorido do que as sombras da trilogia. Um pouco mais operístico, floreado... Uma coisa que o livro marca bem é a passagem das estações, então estamos usando isso como base. E em alguns momentos é bem o que as pessoas gostam no livro, como os trolls de pedra falando sobre o jeito de cozinhar anões. Tem esse elemento de humor, de magia. Peter gosta da parte da historiografia, ele é meio um arqueólogo. O Hobbit tem mais uma licença poética... É um filme mais emperiquitado".

Os dois filmes de O Hobbit chegam às telas no final de 2011 e 2012. As filmagens começam entre abril e maio de 2010.



Por: Marcelo Hessel


Fonte: www.omelete.com.br

03 novembro 2009

Estigmata ( Stigmata, EUA, 1999)




A Igreja como instituição seja ela qual for, eu sempre questionei. Acredito em Deus mais acho que a instituição serve mais para controlar pessoas de acordo com a interpretação que cada uma faz da bíblia. Depois que li ‘A Cabana’ fiquei com minha fé mais restabelecida e começo a achar sentido em algumas coisas. Acredito num Deus que rege o Universo e que nos dar o livre arbítrio para agirmos com nossa consciência. Mais não pertenço a nenhuma religião. Sou Cristã, pois creio em Jesus filho, Deus Pai e no Espírito Santo. Mais não com regras imposta pelos homens que como pretexto de nos guiar se tornam sim manipuladores e acabam se achando com o direito de julgar as pessoas e seus atos como certos e errados. Ontem revi o polemico “Stigmata”, onde o roteiro se baseia no Evangelho São Tomé, banido da igreja católica e tido como falso. “Corte um pedaço de madeira e lá estarei, levante uma pedra e me encontrarás." - trecho de um Evangelho proibido pela Igreja Católica. Não sei se é falso ou verdadeiro. O Filme é maravilhoso como entretenimento e inesquecível com um relato que não se esquece facilmente. Bem, sugiro o filme espero que gostem.

Uma alma perdida acaba de receber as chagas de Cristo, e uma mensagem chocante que irá alterar o rumo da História. Frankie Page (Arquette) é uma mulher corajosa e de espírito livre, sem grandes cautelas ou preocupações, e sem qualquer fé em Deus. Tudo isto muda quando lhe começam a acontecer estigmas - as chagas de Cristo. Cedo a situação de Frankie fica entregue ao cuidado do investigador principal do Vaticano, o Padre Kiernan (Byrne), bem como de um corrupto eclesiasta, o Cardeal Houseman (Pryce), que descobre que Frankie está a transmitir uma mensagem passível de destruir a Igreja. Ele está convencido de que Frankie tem que ser silenciada. Kiernan vai então arriscar a sua vida para salvar Frankie e a mensagem que vai abalar não só a Igreja Católica Romana, mas também o destino da humanidade Com a direção de Rupert Wainwright e no elenco Rade Serbedzija, Mark Adair-Rios, Jonathan Pryce, Divine, Gabriel Byrne Ann Cusack, Mariah Nunn,, Patricia Arquette, Enrico Colantoni, Dick Latessa, Patrick Muldoon, Thomas Kopache, David Caruso,Leila Diniz, Nia Long e Portia De Rossi.

“Stigmata” é um filme muito bom, tem um roteiro de primeira e atuações fantásticas de Gabriel Byrne e Patricia Arquete, mas o quente do filme é a polêmica sobre a postura da igreja católica quanto a alguns temas polêmicos. Não acho que este filme seja um ataque direto à igreja, mas sim uma crítica ao desvirtuamento da verdadeira Fé. Gosto muito de filmes relacionados a temas ligados a Religião e que questionam a fé. Acho que esse filme valeu a pena não só pelas cenas fortes e realmente impressionantes, mas sim pelo o que passou pelo que pude absorver da história; algo que bate com minhas idéias e minha opinião, com meu conceito sobre fé. Acho que filmes desse tipo servem para alertar as pessoas sobre o mau uso da fé e várias formas dela ser interpretada. "Deus está em todo lugar, levante a pedra e lá estarei...” foi algo que bateu forte e é o que acredito. Tudo depende do modo que você enxerga as coisas, e isso o filme mostrou muito bem. Compensa assistir “Stigmata” e refletir muito sobre algumas das passagens deste excelente filme.


Trailer do Filme