03 novembro 2009

Estigmata ( Stigmata, EUA, 1999)




A Igreja como instituição seja ela qual for, eu sempre questionei. Acredito em Deus mais acho que a instituição serve mais para controlar pessoas de acordo com a interpretação que cada uma faz da bíblia. Depois que li ‘A Cabana’ fiquei com minha fé mais restabelecida e começo a achar sentido em algumas coisas. Acredito num Deus que rege o Universo e que nos dar o livre arbítrio para agirmos com nossa consciência. Mais não pertenço a nenhuma religião. Sou Cristã, pois creio em Jesus filho, Deus Pai e no Espírito Santo. Mais não com regras imposta pelos homens que como pretexto de nos guiar se tornam sim manipuladores e acabam se achando com o direito de julgar as pessoas e seus atos como certos e errados. Ontem revi o polemico “Stigmata”, onde o roteiro se baseia no Evangelho São Tomé, banido da igreja católica e tido como falso. “Corte um pedaço de madeira e lá estarei, levante uma pedra e me encontrarás." - trecho de um Evangelho proibido pela Igreja Católica. Não sei se é falso ou verdadeiro. O Filme é maravilhoso como entretenimento e inesquecível com um relato que não se esquece facilmente. Bem, sugiro o filme espero que gostem.

Uma alma perdida acaba de receber as chagas de Cristo, e uma mensagem chocante que irá alterar o rumo da História. Frankie Page (Arquette) é uma mulher corajosa e de espírito livre, sem grandes cautelas ou preocupações, e sem qualquer fé em Deus. Tudo isto muda quando lhe começam a acontecer estigmas - as chagas de Cristo. Cedo a situação de Frankie fica entregue ao cuidado do investigador principal do Vaticano, o Padre Kiernan (Byrne), bem como de um corrupto eclesiasta, o Cardeal Houseman (Pryce), que descobre que Frankie está a transmitir uma mensagem passível de destruir a Igreja. Ele está convencido de que Frankie tem que ser silenciada. Kiernan vai então arriscar a sua vida para salvar Frankie e a mensagem que vai abalar não só a Igreja Católica Romana, mas também o destino da humanidade Com a direção de Rupert Wainwright e no elenco Rade Serbedzija, Mark Adair-Rios, Jonathan Pryce, Divine, Gabriel Byrne Ann Cusack, Mariah Nunn,, Patricia Arquette, Enrico Colantoni, Dick Latessa, Patrick Muldoon, Thomas Kopache, David Caruso,Leila Diniz, Nia Long e Portia De Rossi.

“Stigmata” é um filme muito bom, tem um roteiro de primeira e atuações fantásticas de Gabriel Byrne e Patricia Arquete, mas o quente do filme é a polêmica sobre a postura da igreja católica quanto a alguns temas polêmicos. Não acho que este filme seja um ataque direto à igreja, mas sim uma crítica ao desvirtuamento da verdadeira Fé. Gosto muito de filmes relacionados a temas ligados a Religião e que questionam a fé. Acho que esse filme valeu a pena não só pelas cenas fortes e realmente impressionantes, mas sim pelo o que passou pelo que pude absorver da história; algo que bate com minhas idéias e minha opinião, com meu conceito sobre fé. Acho que filmes desse tipo servem para alertar as pessoas sobre o mau uso da fé e várias formas dela ser interpretada. "Deus está em todo lugar, levante a pedra e lá estarei...” foi algo que bateu forte e é o que acredito. Tudo depende do modo que você enxerga as coisas, e isso o filme mostrou muito bem. Compensa assistir “Stigmata” e refletir muito sobre algumas das passagens deste excelente filme.


Trailer do Filme







0 comentários:

Postar um comentário

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D