30 novembro 2009

Desejo e Reparação (Atonement, Inglaterra, 2007)


Eu sou muito impulsiva, ajo assim e esta é minha personalidade. Mais muitas vezes uma atitude ou palavra errada pode mudar toda sua vida ou de outras pessoas. Interpretar um gesto de alguém ou palavra ou forma de agir e baseada nisto tomar uma atitude, pode prejudicar uma vida inteira. Tenho este exemplo em minha família, e vejo que alguém sofrera este injustiça e mudando a vida de alguém você pode cometer o crime de não permitir que ela ou elas sejam felizes. Pensar muito bem antes de agir é o que preciso e para isso precisaria mudar toda minha personalidade. Mas, vou tentar prometo. Ontem assisti pela primeira vez “Desejo e Reparação” e ele me tomou de uma forma incrível e me fez enxergar as conseqüências de minha impulsividade. Ele não me sai da cabeça e ainda vou revelo hoje, pois sei que ainda tenho o que aprender muito com ele. Esta minha sugestão espero que gostem.

Na Inglaterra de 1935, numa rica propriedade rural, vivem a matriarca e suas duas filhas – a voluntariosa Cecilia, a mais velha, e a jovem Briony, de 13 anos. Também é o lar de Robbie Turner, filho da governanta, mas educado em Cambridge a expensas do falecido patrão. Cecília e Robbie têm uma forte conexão, sem saberem, no entanto, se são correspondidos um pelo outro. Briony é a única testemunha da atração entre os dois, e será justamente uma iniciativa dela a definir o futuro dos dois amantes.O roteiro de Christopher Hampton, baseado em livro de Ian McEwan. Dirigido por Joe Wright e no elenco principal Vanessa Redgrave, Keira Knightley, Romola Garai, James Mcavoy, Brenda Blethyn.

"Desejo e Reparação" é um filme único, pois sua história é contada fabulosamente, primeira na visão de Briony e depois como realmente aconteceu. Muito dos dramas de época britânico trata-se de uma interação entre diferentes classes sociais, O filme expande esse tema para trabalhar com uma memorável história de amor. O sucesso dessa expansão é graças o roteiro: uma nova visão sobre nossas memórias e sobre a forma como cada ponto de vista constrói uma realidade. Keira Knightley e James McAvoy atuam intensamente em cada cena, mais nenhum é capaz de ofuscar a espetacular atuação de Saoirse Ronan. A personagem sempre ver tudo como se não fosse realidade, e sim como se fosse uma das histórias que escreve, o destaque do filme realmente é ela que foi indicada, muito merecidamente, ao Oscar. Ela conquista atenção do público com seus olhares e gestos sutis. “Desejo e Reparação” é um dos melhores filmes que assisti recentemente, sensível e bem trabalhado, que não apela para fórmulas prontas, que não usa de efeitos dantescos para atrair o público ou agradar a critica. Nele o que mais interessa na história: é ela em si.


Trailer do Filme


Um comentário:

  1. Um dos meus dramas preferidos dos últimos anos. Tão poderoso quanto cruel no seu caminhar. Fiquei impressionado!!!!!

    ResponderExcluir

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D