28 setembro 2009

No dia 28 de Setembro de 1924 Nasceu o Grande Ator Marcello Mastroianni


28/09/1924, Fontana Liri, Itália
19/12/1996 Paris, França


Marcello Vincenzo Domenico Mastroianni nasceu em uma pequena cidade, mas ainda criança mudou-se para Turim e depois para Roma. Por volta dos 20 anos, começou a fazer participações em alguns filmes. Na Segunda Guerra Mundial chegou a ser detido pelos alemães mas conseguiu refugiar-se em Veneza.

Em 1945, começou a trabalhar para o departamento de Cinema Italiano da Lion Filmes. Na faculdade de Economia e Comércio, destacou-se no grupo do Centro Universitário Teatral. Notado por Luchino Visconti, obteve papéis importantes no teatro, mas atingiu o estrelato na década de 50, com os sucessos "Os Amantes de Florença", "A Bela Palomeira", "Os Eternos Desconhecidos" e "Um Rosto na Noite".

Depois de ser o protagonista de "A Doce Vida", de Federico Fellini, tornou-se o maior ator de cinema italiano. Diversas vezes fez par romântico com Sophia Loren, misturando sua honestidade ingênua à beleza sedutora da atriz.

Nas décadas de 1960 e 70, brilhou em filmes como "A Comilança", de Marco Ferreri; e em "Oito e Meio", "Cidade das Mulheres" e "Ginger e Fred", de Fellini. Com Visconti fez "O Estrangeiro"; com Vittorio De Sica , "Matrimônio à Italiana" e "Ontem, Hoje e Amanhã"; e com Ettore Scola "Um Dia Muito Especial".
Nos últimos anos de carreira, Mastroianni continuou prestigiado por diretores como Theo Angelopoulos ("O Apicultor"), Robert Altman ("Prét-à-Porter"), Michelangelo Antonioni ("Além das Nuvens') e Manoel de Oliveira ("Viagem ao Princípio do Mundo"). Do diretor brasileiro Bruno Barreto, fez "Gabriela", com Sonia Braga, em 1982.

Ao longo de sua carreira cinematográfica, ganhou muitos prêmios, como o de melhor ator no Festival de Cannes, em duas ocasiões. Concorreu três vezes ao Oscar, mas nunca foi premiado. Foi casado com Catherine Denueve, com quem teve a filha Chiara.

Fonte: www.educacao.uol.com.br

Um comentário:

  1. De facto é um dos meus actores preferidos e apesar de ter morrido, como revisito muitos filmes de grande qualidade em que participou, está sempre presente!
    Adoro o cinema italiano, o neorealismo e tenho pena que tivesse declinado, hoje por cá só se vê o Nani Moretti e pouco mais.
    Um beijo

    ResponderExcluir

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D