08 agosto 2009

O Exorcista (The Exorcist, EUA, 1973)


Um dos meus gêneros preferidos do cinema é Terror e quando tinha dezoito anos fui assistir no cinema “O Exorcista”, quase morro no cinema verdade, passei cinco dias sem dormir eu e minha irmã mais nova ficávamos dias apavoradas quando começava a anoitecer! E ela não tinha idade para ver o filme e entrou no cinema apressadinha para ninguém notar! Arrependimento era a palavra depois do filme. Ficamos chocadas com as cenas e traumatizadas por anos. Um filme que até então não havia outro igual em termos de efeito sonoro e visual. Resultado só revi este filme há dois anos e durante o dia com a casa cheia de gente andando pra lá e pra cá.
Hoje não tenho mais medo dele, até acho graça em algumas cenas, mas sofri por anos. Bem esta é a minha sugestão de filme e espero que gostem e não se assustem tanto quanto e me assustei.

Numa pacata casa em Georgetown, Washington, uma menina de 12 anos chamada Regan, começa a ter uma série de comportamentos estranhos. Sua mãe (Ellen Burstyn) pede ajuda aos melhores psiquiatras do estado para descobrir o problema da filha. Os médicos diagnosticam como uma espécie rara de esquizofrenia, mas aparentemente não há nada de errado com a saúde da menina. O estado de Regan piora: começa a sofrer convulsões sobrenaturais e alterações na voz, tornando-se cada vez mais agressiva. Os próprios psiquiatras acabam lavando as mãos e recomendam à menina uma consulta com um padre. Nessa altura, Regan já afirma ser o demônio em pessoa. Fenômenos bizarros ocorrem na casa e um exorcista é chamado às pressas para tirar o diabo do corpo da menina. E aí que começa o pesadelo.Direção de William Friedkin e no elenco Ellen Burstyn, Jason Miller, Linda Blair, Max Von Sydow, Kitty Winn, Max von Sydow.

Baseado no best seller de William Peter Blatty, o filme é sem dúvida o melhor no gênero já produzido. Muito bem fotografado, com interpretações geniais, maquiagem competente, um primor de efeitos especiais e sonoros. O Exorcista imortalizou seu nome na história cinematográfica. Estrelado por uma endiabrada Linda Blair, o filme eletrizou platéias. Simplesmente o melhor filme de todos os tempos, tanto nos recursos de efeitos especiais como a atuação de todos os atores. Tive a oportunidade de assisti-la no cinema na época de seu lançamento. Pena que a cena mais chocante ficou de fora quando o filme foi exibido no circuito comercial há pouco tempo, a cena em que ela anda como uma aranha. Um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Simplesmente assustador.

Trailer do filme

2 comentários:

  1. Olha eu de novo aqui! hahah Muito obrigada pelos elogios e pela visita aos meus blogs. Adorei aqui também e depois passo no seu outro blog pra xeretar! :-)

    Sobre este filme que não tenho coragem nem de pronunciar o nome e não é frescura, todos que me conhecem sabem do meu pânico com ele, não vou poder nem ver o trailer. Eu adoro cinema como você, estudei roteiro de cinema e adoro escrever, mas há muito que não escrevo.
    Enfim, vou estra passando aqui muitas vezes. Te desejo um ótimo final de semana e beijos. Saudades do meu Brasil!

    ResponderExcluir
  2. acho um filme razoavel.... curto a parte final, divertido,,,

    ResponderExcluir

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D