17 junho 2009

Tróia (Troy, EUA, 2004)


Na Grécia antiga, a paixão de um dos casais mais lendários da História, Páris, príncipe de Tróia (Orlando Bloom), e Helena (Diane Kruger), rainha de Esparta, desencadeia uma guerra que irá devastar uma civilização. Páris rouba Helena de seu marido, o rei Menelau (Brendan Gleeson), e este é um insulto que não pode ser tolerado. A honra da família determina que uma afronta a Menelau seja considerada uma afronta a seu irmão Agamenon (Brian Cox), o poderoso rei de Micenas, que logo une todas as tribos da Grécia para trazer Helena de volta, em defesa da honra do irmão.

Na verdade, a busca de Agamenon por honra é suplantada por sua ganância – ele precisa controlar Tróia para garantir a supremacia de seu vasto império. A cidade cercada de muralhas, comandada pelo rei Príamo(Peter O'Toole) e defendida pelo poderoso príncipe Heitor (Eric Bana), é uma fortaleza que nenhum exército jamais conseguiu invadir. A chave da derrota ou da vitória sobre Tróia é um único homem: Aquiles (Brad Pitt), tido como o maior guerreiro vivo.
Arrogante, rebelde e aparentemente invencível, Aquiles não tem lealdade a nada nem a ninguém, a não ser à sua própria glória. É sua sede insaciável pelo eterno reconhecimento que o leva a atacar os portões de Tróia sob a bandeira de Agamenon – mas será o amor que acabará por decidir seu destino.

Dois mundos entrarão em guerra por honra e poder. Milhares perecerão em busca de glória. E, por amor, uma nação será reduzida a cinzas. Direção de Wolfgang Petersen.Roteiro de David Benioff, baseado em poema de Homero.Recebeu uma indicação ao Oscar.

Tróia é simplesmente sensacional. Me emocionei muito e chorei bastante no cinema, principalmente na atuação brilhante do ator Peter O'Tole quando chora por seu filho Heitor. Brad Pitt nunca esteve tão lindo! O coração também dói na luta entre Heitor e Aquiles (os dois atores são na verdade "Deuses Gregos"). Um épico imperdível.
A cena em que o rei Príamo pede a Aquiles que lhe entregue o corpo de seu filho Heitor é comovente. A luta entre Heitor e Aquiles emociona, principalmente quando no final o guerreiro mata seu rival e arrasta o seu corpo, que é puxado por sua carruagem, diante do olhar estupefato de sua família. A cidade de Tróia reconstituída no filme é monumental. Apesar de algumas adaptações Hollywoodianas, a produção está fiel à obra de Homero. É um filme obrigatório, suntuoso, rico em detalhes!!

Trailer do Filme

0 comentários:

Postar um comentário

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D