29 junho 2009

O Velho e o Mar (The Old Man and the Sea, EUA, 1958)


Vou postar hoje "O Velho e o Mar" porque é o filme que mais escutei minha mãe falar na minha infância, com a doce lembrança dela ter assistido ele com o meu avó! Então espero que gostem deste filme, que para mim representa minha mãe dentro deste mundo cinematográfico!

Num lugarejo na costa cubana estava um velho (Spencer Tracy), que pescava sozinho num esquife. 84 dias se passaram sem que ele pegasse um mísero peixe. Nos primeiros 40 dias um menino (Felipe Pazos) ficou com ele, mas após tanto tempo sem peixe os pais do menino disseram que o velho era definitavamente um "salão", que é o pior tipo de azar. O menino, sob as ordens dos pais, foi para outro barco, que pegou três belos peixes já na primeira semana. O velho ensinara o menino a pescar e o menino o amava. O velho tinha cabelos alvos e era marcado por rugas, tinha grandes riscos na nuca e as mãos tinham cicatrizes fundas, por lutar com peixes pesados, mas nenhuma era recente. Tudo nele era velho, com exceção dos olhos, que eram alegres e incansáveis. O menino se entristecia ao ver o velho chegar com o esquife vazio. Ele sempre o ajudava a carregar as linhas, a carangueja, o arpão e a vela, que se enroscava em volta do mastro. A vela era remendada com sacos de farinha e se enrolava, parecendo a bandeira de uma derrota permanente. Ninguém o roubaria, mas o velho achava que era melhor levar a vela e as linhas para casa, porque o orvalho as danificava. E também para não correr riscos, pois achava que uma carangueja e um arpão eram tentações desnecessárias para deixar num barco. Ao voltar no final do dia o menino e o velho iam para um bar, onde outros pescadores caçoavam dele. Mas o velho não ligava, pois tinha aprendido a ser humilde. Depois os dois foram para a humilde casa do velho e lá jantaram, graças ao menino. O velho disse que no próximo dia teria sorte, pois era o 85º dia, mas não podia imaginar o que lhe aguardava. Com a direção de John Sturges e no elenco Felipe Pazos, Harry Bellaver, Spencer Tracy.

Sozinho em um pequeno barco, um velho pescador captura um imenso marlin - e deve desafiar o mar, lutando contra tubarões e contra o clima para levar seu grande prêmio par casa. Filmado parcialmente na ensolarada Cuba e agraciada com uma trilha sonora de primeira, ganhadora de um Oscar, assinada por Dimitri Tiomkin, O Velho e o Mar é uma ode do cinema ao indomável espírito humano.
A opção de Ernest Hemingway para a versão em filme do seu O Velho e o Mar não poderia ser mais adequada: a performance Spencer Tracy lhe deu a sexta de um total de nove indicações ao Oscar que ele teve ao longo de sua carreira. Espero que tenham gostado da sugestão e este filme já tem em DVD, se tiverem oportunidade assistam e lembrem de Aracy a criança que sonha ainda com dias sempre felizes!

Trailer do Filme

2 comentários:

  1. nunca assisti mas tenho uma animaçao feita em aquarela que passou no Anima Mundi e é fantastica!!!

    bjus Elaine!

    ResponderExcluir
  2. old fisher man.. very good film..
    i am waiting an entry about "to the lighthouse" from Virginia Wolf..

    ResponderExcluir

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D