19 junho 2009

O Quarto do Filho ( La Stanza del Figlio, 2001)


Para atender ao chamado urgente de um paciente, um psicanalista deixa de acompanhar seu filho à praia, que acaba falecendo no local. Ressentido e com remorsos do ocorrido, o psicanalista passa então uma dura jornada a fim de aceitar a morte do filho. Dirigido e estrelado por Nanni Moretti.

O filme "O Quarto do Filho" mergulha fundo na pior dor que pode afligir um ser humano: enterrar o próprio filho. Ainda mais quando a morte chega de maneira abrupta, absurda e retira a juventude que irradiava alegria ao seu redor. O filme narra de maneira íntima o drama de se perder um filho adolescente, e a partir dessa tragédia, a sólida fundação emocional da família é tomada por rachaduras irreparáveis e somente o entendimento e o amor entre quem ficou pode dar algum sentido às vidas que restam. O quarto vazio do filho (suas gavetas, suas roupas) é o ponto de partida para pai, mãe e irmã em busca de respostas para algo que racionalidade alguma é capaz de preencher. Afinal, essa vida que se formou - com seus medos, amores, feridas - deveria ter alguma finalidade última, e não parece "natural" pensar que a morte precoce é apenas a vontade de Deus ou um destino traçado.

A dor pode ser redobrada quando transformada em culpa, e o luto de cada um é também a chave para sua redenção. Claro que, de um ponto de vista emocional, "O Quarto do Filho" é muito pesado, mas depois de já ter-lhe assistido muitas vezes percebo que, por todo o tempo, há no filme um doce clamor para a vida em abundância. Recomendo a todos!

Trailer do Filme

0 comentários:

Postar um comentário

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D