19 junho 2009

Cidadão Kane (Citizen Kane, EUA, 1941)


A história conta como o repórter Jerry Thompson reconstitui a trajetória do empresário da imprensa Charles Foster Kane, buscando decifrar o significado de sua última palavra no leito de morte: "rosebud". A morte de Kane comovera a nação e descobrir o porquê daquela palavra se torna uma obsessão para o jornalista, que acredita poder encontrar nela a chave do significado daquela vida atribulada.
O repórter entrevista, então, as pessoas próximas a Kane. Um emaranhado de informações vai se costurando, desde a infância pobre, revelando um Kane por vezes perturbado, mas sempre ambicioso. Essa multiplicidade de fontes usadas pelo repórter cria um conjunto de perspectivas diferentes, funcionando como peças do quebra-cabeças que os espectadores vão montando.

Kane herda uma fortuna e deixa de viver com os pais para ser criado por um banqueiro, Walter Parks Thatcher. Dentre todos os negócios que passam às suas mãos na maioridade, resolve dedicar-se ao jornalismo.

Atraindo as estrelas dos veículos concorrentes com salários maiores e praticando um jornalismo agressivo (que freqüentemente descamba para o sensacionalismo), Kane, ajudado por seu melhor amigo, Jedediah Leland, consegue construir um verdadeiro império da mídia. Quando se casa com Emily Norton, sobrinha do Presidente, Kane é um dos homens mais poderosos da América.

Tenta carreira na política, concorrendo a governador como candidato independente; quando parece ter a vitória nas mãos, o outro candidato, Jim Gettys, traz a público um 'caso' de Kane com Susan Alexander, cujo escândalo provoca sua derrota. Logo a seguir, ele se divorcia de sua primeira esposa, casa-se com Susan e se isola em seu inacabado palácio de Xanadu. Com o passar dos anos, ele se torna cada vez mais amargo, até que Susan, cansada do isolamento em Xanadu, o deixa.
Depois de dois casamentos fracassados, passa seus últimos dias sozinho no palácio que construiu e para o qual levou tudo que o dinheiro podia comprar, desde obras de arte de valor inestimável até os animais mais exóticos do planeta.
Aos poucos, vai perdendo suas virtudes e aumentando seus defeitos. Pode ser retrospectivamente visto como alguém amargo, sombrio, arrogante, manipulador, cruel e impiedoso. Sua trajetória, no entanto, encerra muito do sonho americano: idealismo, espírito de iniciativa, fama, dinheiro, poder, mulheres, imortalidade.

Escrever sobre aquele considerado como o melhor filme já feito (como é considerado pela crítica mundial) é quase um ato de prepotência ou até, talvez, uma perda de tempo. Tantas glórias já foram atribuídas a Cidadão Kane, que tanto criador quanto criatura se transformaram em ícones da sétima arte. Nunca um filme conseguiu tanta hegemonia em opiniões, sempre oscilantes entre adjetivos como; maravilhoso, sensacional, excelente, e similares. E, dentre tais qualitativos, acredito que o melhor reflexo para Kane é genialem votação realizada em 1998 pelo American Film Institute, Cidadão Kane foi escohido o melhor filme de todos os tempos. Finalmente, vale observar que, a cena onde Kane faz o discurso em palanque com seu pôster em tamanho gigante como pano de fundo uma das cenas mais marcantes e antológicas da história do cinema. Então quem nunca assistiu veja e reveja quem já assistiu!!

Trailer do Filme

0 comentários:

Postar um comentário

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D