29 junho 2009

Central do Brasil, Br, 1998


Na minha opinião a maior injustiça da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi Fernanda Montinegro perde o OSCAR para Gwyneth Paltrow (por "Shakespeare Apaixonado, 1998) e que nunca se comparara a nossa mais completa atriz do cinema Nacional! Portanto postarei hoje "Central do Brasil", não só um dos melhores filme nacional que já assisti, e assim faço uma homenagem a uma atriz que é um ícone do cinema nacional Tenho certeza que é uma excelente sugestão!:D

"Central do Brasil" é um filme comovente e emocionante. Dora( Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com o seu filho, Josué, um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai. À medida em que vão entrando país adentro, esses dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme. Com direção de Walter Salles e no elenco Fernanda Montenegro, Marília Pêra e Vinícius de Oliveira. Recebeu duas indicações ao Oscar.

Um filme absolutamente tocante partindo de uma história simples, com atuações maravilhosas de Fernanda Montenegro, Matheus Nethergale fantástico, Vinicius de Oliveira que demonstrou em Central do Brasil que atuar está em sua alma. Assisti mais uma vez este filme e fiquei imaginando as muitas histórias parecidas com o a história do garoto Josué. Crianças que perdem seus pais por inúmeros motivos (até mesmo por abandono) e que não tem a sorte de encontrar uma "escrevedora" de cartas que resolve lhe ajudar. Crianças que desde a infância, tem que se virar para sobreviver. E nós, fechamos os vidros dos nossos carros para não sermos assaltados. A realidade brasileira é ainda mais triste do que a que foi mostrada no filme "Central do Brasil". Proponho que cada um de nós reflita e faça um pequenino gesto para tentar mudar este cenário. Por menor que seja, esse jesto fará diferença. Não estou falando em abrir a janela e jogar algumas moedas. Vamos fazer algo diferente. O quê? Não sei responder. Mas, cada um, conforme a sua realidade, tenho certeza que consegue descobrir facilmente o que pode fazer. Vamos lá?

Trailer do Filme

0 comentários:

Postar um comentário

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D