09 junho 2009

Casablanca (Casablanca, EUA,1942)


Falar de “Casablanca” é falar de uma obra de arte. Não sei dizer se é o melhor filme a que assisti, mas certamente é o mais fascinante, o mais romântico, o mais envolvente, enfim... Tudo está ali: Guerra, amor, traição, heroísmo e um elenco inesquecível, sem contar a música "As time goes by". Qualquer pessoa que ama cinema não pode deixar de assistir. Não tem como não gostar desta obra-prima.Vou postar este filme hoje e tenho certeza que vocês vão gostar.

Rick Blaine (Humphrey Bogart) dirige o café mais famoso de Casablanca durante a Segunda Guerra Mundial. Ele sempre encontra problemas com o chefe de polícia por usar seu bar para ajudar foragidos que tentam escapar dos EUA. Um deles é Victor Laslo (Paul Henreid) chefe da resistência tcheca. Numa coinncidência, ele descobre que a mulher de Victor é Ilsa (Ingrid Bergman), ex-namorada dele que o abandonou em Paris durante a chegada nazista. A presença de Ilsa causa muita dor a Rick, que passa a viver uma relação de amor e ódio com ela. No elenco: Humphrey Bogart (Rick Blaine), Ingrid Bergman (Ilsa Lund), Paul Henreid (Victor Laszlo), Claude Rains (Capt. Renault), Conrad Veidt (Maj. Strasser), Sydney Greenstreet(Senhor Ferrari) . E direção: Michael Curtiz.


Se considerarmos todas as dificuldades enfrentadas pela produção durante as filmagens, e o resultado final obtido nas telas, "Casablanca", vencedor do Oscar em 1943, representa um verdadeiro milagre cinematográfico. A trilha sonora coube a um dos mais conceituados compositores de Hollywood, já naquela época. No entanto, a canção-tema “As Time Goes By” foi escrita para uma peça encenada na Broadway, em 1931, pouco conhecida do grande público, que acabou se tornando o símbolo do filme e do próprio romantismo no cinema. O fato é que Casablanca tem qualidades raramente reunidas numa mesma produção cinematográfica, ao longo da história. É um filme que marcou uma época, mas que continua encantando gerações seguidas de cinéfilos, por tratar de temas universais que não envelhecem, tais como amor, renúncia e solidariedade.

Trailer do Filme

0 comentários:

Postar um comentário

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D