30 junho 2009

Bye Bye Brasil, Br,1979


Hoje vou postar um filme por dois motivos. Um uma nova amiga virtual do Rio Grande do Norte me pediu para postar um filme em que Jofre Soares atua-se. E segundo cresci ouvindo Chico Buarque e todos os grandes baianos! Meu pai sempre foi muito atualizado em música e por tabela todos nós temos conhecimento de música popular brasileira de qualidade. Então hoje faço uma homenagem a minha amiga, a meu pai, a Chico Buarque e seus fãs e posto uma obra prima do cinema nacional. E para hoje postarei “By By Brasil” de Cacá Diegues!

Uma trupe de artistas ambulantes viaja pelo interior do Brasil. Um caminhão alegremente colorido carrega a 'Caravana Rolidei' e suas atrações - Salomé, a Rainha da Rumba, Lorde Cigano, o Imperador dos Mágicos e dos Videntes e Andorinha, o Rei dos Músculos. Numa pequena cidade do Nordeste, à beira do rio São Francisco, eles aceitam um voluntário que passará a fazer parte da trupe, o sanfoneiro Ciço, que traz com ele sua espôsa, Dasdô. Ciço se apaixona por Salomé, e enquanto o caminhão da 'Caravana Rolidei' atravessa o vale do São Francisco, o litoral nordestino com suas praias, o árido sertão da seca, a selvagem Transamazônica e os caudalosos e perigosos rios Xingu e Amazonas, até chegar em Belém, a maior cidade amazônica, os componentes da trupe vão vivendo as situações decorrentes de seus amores e de suas aventuras. Dirigido por Cacá Diegues e com José Wilker, Betty Faria e Fábio Junior no elenco.

"Bye Bye Brasil" é um filme marcante, não apenas por seu sucesso, mas fundamentalmente por suas qualidades cinematográficas. Apesar de completar este ano 30 anos, é um filme é atual porque nos mostra a realidade de que no Brasil a polaridade entre dois mundos distantes e contraditórios - o rural e o urbano - e a nossa frustrada ilusão de "modernidade". Talvez a prova maior possa ser verificada em certos exemplares do cinema brasileiro que nos dá a impressão de estarmos assistindo TV na tela grande. O embate entre o urbano e o rural, por mais que pareça batido e repetitivo às vezes, é mas uma característica de nosso cinema. Assista quem ainda não teve oportunidade, para assim conhecer uma verdadeira obra de arte que tem o cinema nacional. E se emocionar com as histórias vividas por estes brasileiros anônimos por este Brasil a fora. Espero que tenham gostado da sugestão!

Trailer do Filme

0 comentários:

Postar um comentário

Faça a seu comentário sobre o filme ou postagem.:D